Putin sinaliza interesse em parceria entre Rússia e EUA para exploração de metais de terras raras

Presidente da Rússia, Vladimir Putin - Foto: Mikhail Metzel/Sputnik/Pool via Reuters

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, comentou nesta segunda-feira, 24, sobre as negociações para um acordo de paz com a Ucrânia e afirmou que seu país está disposto a cooperar com os Estados Unidos na produção de metais de terras raras (saiba mais no final da reportagem).

Em entrevista a uma emissora estatal russa, Putin foi questionado sobre o pedido do presidente americano, Donald Trump, ao presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, envolvendo a troca de terras ricas em minerais por assistência militar dos EUA.

O líder russo afirmou que esse acordo “não é da conta” da Rússia, mas sinalizou disposição para uma parceria com Washington nesse setor.

Putin também comentou a sugestão de Trump de um corte bilateral nos orçamentos de Defesa e avaliou positivamente a proposta: “É uma boa ideia“.

Desde a semana passada, o Kremlin mantém contato com a administração Trump para viabilizar um acordo que encerre a guerra da Rússia na Ucrânia, conflito que completa três anos nesta segunda-feira.

Alvo de sanções e críticas da Europa desde a invasão à Ucrânia em 2022, Putin disse não se opor à participação de líderes da União Europeia nas negociações de paz, mas alegou que foram os próprios europeus que recusaram diálogo com Moscou.

Apesar do bom relacionamento com Trump e de elogiar sua “abordagem racional” sobre o tema, Putin destacou: “A posição de Trump não é do interesse da Rússia, é do interesse da Ucrânia“.

Metais de terras raras

Os metais de terras raras formam um grupo de 17 elementos químicos da série dos lantanídeos, incluindo lantânio, cério, praseodímio, neodímio, entre outros. Esses minerais são essenciais para a produção de carros elétricos e tecnologias avançadas.

A extração de terras raras é mais complexa e onerosa do que a de outros elementos, pois seus depósitos são menos acessíveis. No Brasil, esses minerais são encontrados em areias monazíticas do litoral e em jazidas associadas à atividade magnética.

A China lidera a produção mundial de terras raras, possuindo as maiores reservas do planeta. Vietnã e Brasil ocupam, respectivamente, a segunda e a terceira posição no ranking global de reservas desses minerais estratégicos.

Você pode gostar...