Trump diz que Ucrânia não deveria ter ‘iniciado’ guerra com a Rússia

Após uma reunião nesta terça-feira, 18, com autoridades dos Estados Unidos e da Rússia sobre a guerra no Leste Europeu — sem a presença de representantes da Ucrânia — o presidente Donald Trump afirmou que Kiev não deveria ter “iniciado” o conflito.
“Acho que tenho o poder de acabar com essa guerra, e acho que está indo bem. Mas hoje ouvi: ‘Ah, bem, não fomos convidados.’ Bem, vocês estão lá há três anos. Vocês deveriam ter acabado depois de três anos. Vocês nunca deveriam ter iniciado. Vocês poderiam ter feito um acordo”, declarou Trump.
A guerra, no entanto, começou em 24 de fevereiro de 2022, quando a Rússia invadiu a Ucrânia.
Trump afirmou ainda que poderia ter negociado um acordo para o país que “daria a eles quase todas as terras… e nenhuma pessoa teria sido morta”.
“Mas eles escolheram não fazer dessa forma”, acrescentou.
Falando de seu resort em Mar-a-Lago, na Flórida, o presidente americano também declarou, sem apresentar provas, que Volodymyr Zelensky tem apenas “quatro por cento” de aprovação.
“Ele está bem, mas não me importo pessoalmente, me importo em fazer o trabalho. Você tem uma liderança agora que permitiu que uma guerra continuasse, o que nunca deveria ter acontecido, mesmo sem os EUA”, comentou.