Papa Francisco tem pneumonia bilateral e segue com quadro complexo, informa Vaticano

O papa Francisco foi diagnosticado com pneumonia bilateral, conforme anunciou o Vaticano nesta terça-feira, 18. O comunicado detalha que, embora o pontífice “continue a apresentar um quadro complexo”, ele teve uma “noite pacífica” e se alimentou normalmente pela manhã.
Francisco foi hospitalizado devido a uma bronquite que se transformou em uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias.
O Vaticano não prevê alta imediata e médicos indicaram que a internação pode ser prolongada. O papa está no quinto dia de hospitalização.
Na tarde de segunda-feira, 17, o último boletim médico afirmava que Francisco estava estável e sem febre.
“O Santo Padre continua afebril e segue com a terapia prescrita. Seu estado clínico é estável. Nesta manhã, ele recebeu a Eucaristia e se dedicou a algumas atividades de trabalho e leitura“, informou o comunicado.
O papa também expressou gratidão pelas inúmeras mensagens de carinho que recebeu, incluindo desenhos e votos de melhoras de fiéis internados no hospital.
“O Papa Francisco está comovido com as mensagens de carinho e proximidade. Ele agradece especialmente aos que estão internados, pelos gestos de amor e apoio, e ora por eles, pedindo que também orem por ele“, acrescentou o Vaticano.
O tratamento de Francisco foi ajustado após o diagnóstico da pneumonia.