Primeiro-ministro Starmer diz estar ‘pronto’ para enviar tropas britânicas à Ucrânia a fim de garantir acordo de paz

O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, afirmou estar “pronto e disposto” a enviar tropas britânicas para a Ucrânia como parte de um possível acordo de paz.
A declaração foi feita em um artigo exclusivo para o The Telegraph, no qual ele destacou que garantir uma paz duradoura no país “é essencial para dissuadir [Vladimir] Putin [presidente da Rússia] de futuras agressões”.
Starmer também reforçou a necessidade de a Europa demonstrar compromisso com a própria defesa.
“Estou indo a Paris com uma mensagem muito clara para nossos amigos europeus: precisamos mostrar que levamos nossa defesa a sério e que estamos prontos para assumir nossa parte do ônus. Falamos sobre isso por tempo demais – e o presidente [dos Estados Unidos, Donald] Trump está certo ao exigir que tomemos providências”, escreveu.
O primeiro-ministro britânico se reunirá nesta segunda-feira, 17, com o presidente da França, Emmanuel Macron, e outros líderes europeus em uma cúpula de emergência sobre a guerra na Ucrânia.
O encontro ocorre após autoridades americanas sugerirem que a Europa não teria papel algum em eventuais negociações para encerrar o conflito.
Na semana passada, Trump surpreendeu aliados na Otan e na Ucrânia ao anunciar que havia conversado com Putin sem consultá-los e que iniciaria um processo de paz.