Preço do ovo salta 40% no atacado, e associação acende alerta

Foto: Reprodução/RPC

A alta demanda e a oferta restrita de ovos têm elevado os preços na distribuição entre fornecedores e varejo, alertou a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) em nota.

Desde a segunda quinzena de janeiro, a entidade aponta que o preço dos ovos de galinha subiu até 40% no atacado. A Abras segue monitorando a inflação generalizada dos alimentos e destaca que reajustes como esse podem afetar o consumo.

As empresas iniciaram a programação de abastecimento das lojas para atender à demanda sazonal da Quaresma, mas a restrição na oferta e os aumentos sucessivos de preços preocupam os supermercados”, afirmou Marcio Milan, vice-presidente da Abras.

A alta nos preços das carnes tem levado mais consumidores a recorrer aos ovos como alternativa, o que também pressiona o mercado.

A Abras ainda chama atenção para uma mudança recente: a portaria SDA nº 1.179 da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária, que entrou em vigor em 6 de setembro de 2024. Essa medida implantou uma nova classificação para os ovos, reduzindo o peso médio do produto em quase 10 gramas.

Você pode gostar...