Trump confirma telefonema com Putin, que teria concordado em iniciar ‘imediatamente’ negociações para o fim da guerra na Ucrânia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou nesta quarta-feira, 12, que teve uma conversa por telefone com Vladimir Putin, na qual o líder russo teria concordado em iniciar “imediatamente” negociações para o fim da guerra na Ucrânia.
“Acabei de ter uma longa e altamente produtiva conversa telefônica com o presidente Vladimir Putin, da Rússia. Cada um de nós falou sobre as forças de nossas respectivas nações e os grandes benefícios que, um dia, teremos ao trabalhar juntos. Mas primeiro, como ambos concordamos, queremos parar os milhões de mortes que estão acontecendo na guerra entre Rússia e Ucrânia. O presidente Putin até usou meu forte lema de campanha: ‘SENSO COMUM’. Concordamos que nossas equipes iniciarão negociações imediatamente e começaremos ligando para o presidente Zelensky, da Ucrânia, para informá-lo sobre a conversa — algo que farei agora mesmo“, afirmou Trump.
O Kremlin informou que a conversa durou cerca de uma hora e meia e ocorreu em tom amistoso. Segundo o porta-voz Dmitri Peskov, Putin convidou Trump para visitar Moscou e demonstrou disposição para receber autoridades americanas na Rússia a fim de discutir temas de interesse mútuo, incluindo um possível acordo sobre a Ucrânia.
Pouco depois do anúncio da ligação entre os líderes de EUA e Rússia, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, revelou ter conversado com Trump sobre uma “oportunidade para obter a paz”.
“A conversa correu muito bem. Ele [Zelensky], como o presidente Putin, quer fazer PAZ“, declarou Trump posteriormente.
A última vez que Putin havia falado com um presidente em exercício dos EUA foi em fevereiro de 2022, quando conversou com Joe Biden pouco antes de ordenar o envio de milhares de tropas para a Ucrânia.