Revista Time publica capa com montagem de Musk sentado na cadeira de Trump na Casa Branca

A revista Time publicou, nesta sexta-feira, 7, a capa de sua próxima edição, que traz uma montagem de Elon Musk na cadeira presidencial do Salão Oval da Casa Branca.
A reportagem que acompanha a imagem explora como Musk tem usado poderes de Estado ainda não concedidos por Donald Trump, levantando a questão sobre sua capacidade de liderar forças que estão moldando os Estados Unidos, como a redução de gastos governamentais sem a aprovação do presidente.
A publicação sugere que Musk está competindo por influência com o atual chefe da Casa Branca.
“Nenhum cidadão privado exerceu tanto poder sobre a máquina do governo dos EUA“, afirma a reportagem. “Musk mostrou que não tolerará nenhuma oposição, não importa quão justificada seja.“
Musk, CEO da Tesla, SpaceX e da rede social X, foi nomeado por Trump para liderar o DOGE (Departamento de Eficiência Governamental), uma estrutura criada para propor medidas de corte de gastos públicos.
A Time descreve o DOGE como “uma coleção de empregados temporários sem crachá, sem site e sem uma autoridade legal clara“, destacando que o departamento não é um órgão formal do governo americano.
A reportagem usa o caso da USAID, agência de ajuda humanitária dos EUA, para ilustrar a abordagem de Musk no comando do DOGE. O órgão foi alvo de críticas do bilionário e de Trump, e acabou com mais de 90% de seus funcionários cortados.
Musk intensificou as críticas à agência após funcionários do DOGE pedirem acesso a documentos confidenciais da USAID, que se recusou, alegando que somente a Casa Branca poderia fornecê-los. Dias depois, Musk defendeu o fechamento da agência.
Embora Trump tenha afirmado que Musk não poderia tomar decisões sem sua autorização, o presidente anunciou, pouco depois, o fechamento temporário da USAID.