Presidente do México anuncia acordo com Trump para suspender tarifas por um mês

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, anunciou nesta segunda-feira, 3, que os Estados Unidos decidiram suspender por um mês as tarifas de 25% sobre produtos mexicanos. A medida vem após acordos de segurança com o presidente americano, Donald Trump.
Em suas redes sociais, Sheinbaum informou que, após uma conversa telefônica com o líder do país vizinho, foi acordada a “pausa por um mês” nas tarifas.
“Tivemos uma boa conversa com o presidente Trump, com grande respeito pelo nosso relacionamento e soberania“, escreveu ela no X.
Como parte do entendimento com Trump, o México se comprometeu a reforçar sua fronteira norte com 10 mil membros da Guarda Nacional para combater o tráfico de drogas, especialmente o fentanil, para os Estados Unidos.
Em contrapartida, o governo dos EUA se comprometeu a trabalhar para evitar o tráfico de armas pesadas para o México.
Este acordo surge após Trump anunciar, no sábado, 1º, a imposição de tarifas de 25% sobre as importações mexicanas e a maioria dos produtos do Canadá, além de um imposto de 10% sobre o petróleo canadense. Também foi acordado um imposto de 10% sobre as importações chinesas.