Enviado especial de Trump se reúne com Maduro na Venezuela

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, recebeu nesta sexta-feira, 31, em Caracas, o enviado dos Estados Unidos, Richard Grenell. O encontro ocorre em meio aos esforços do governo Donald Trump para deportar imigrantes ilegais, incluindo membros da gangue Tren de Aragua, o que tem gerado tensões com líderes da América Latina.
A emissora estatal venezuelana transmitiu imagens do encontro no Palácio de Miraflores.
Segundo a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, Grenell foi enviado à Venezuela com “duas diretrizes muito claras”: garantir o retorno de 400 membros da Tren de Aragua sob custódia dos EUA, além da deportação de outros imigrantes ilegais.
Questionada se a visita significava o reconhecimento de Maduro como líder legítimo da Venezuela, Leavitt negou categoricamente: “Absolutamente não”.
Apesar das crises diplomáticas, Washington e Caracas ainda compartilham interesses em temas bilaterais pendentes, como a licença que permite à petroleira americana Chevron operar no país e a situação de cidadãos americanos detidos pelo regime venezuelano.
Na semana passada, Trump afirmou que considera suspender a compra de petróleo venezuelano e que seu governo está analisando “muito fortemente” a situação do país.
O republicano também reforçou o compromisso de remover membros da Tren de Aragua dos EUA, enquanto relatos da mídia indicam que Washington negocia com El Salvador um possível acordo para recebê-los.