Trump volta a ameaçar países do Brics com tarifas de 100% caso continuem buscando alternativas ao dólar

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a ameaçar os países do Brics — grupo que inclui o Brasil — com tarifas de 100% nesta quinta-feira, 30.
Em publicação na rede Truth Social, ele afirmou que a medida será aplicada caso o bloco continue buscando alternativas ao dólar.
A ideia de que os países do BRICS estão tentando se afastar do dólar enquanto assistimos passivamente acabou. Exigiremos um compromisso desses países, que parecem hostis, de que não criarão uma nova moeda do BRICS nem apoiarão qualquer outra para substituir o poderoso dólar americano. Caso contrário, enfrentarão tarifas de 100% e poderão se despedir de vender para a maravilhosa economia dos EUA. Que procurem outro país tolo. O BRICS não tem chance de substituir o dólar no comércio internacional ou em qualquer outro lugar, e qualquer país que tentar deve se preparar para tarifas e dar adeus à América! — escreveu.
Trump já havia feito a mesma ameaça em dezembro, antes mesmo de assumir o cargo. Durante sua campanha de retorno à Casa Branca, reforçou uma postura protecionista, defendendo tarifas de importação como estratégia econômica.
Mais cedo nesta quinta, ao ser questionado sobre as ameaças, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil aplicaria a lógica da reciprocidade caso produtos brasileiros fossem taxados, ou seja, também imporia tarifas sobre mercadorias de origem americana.