Vistos de estudantes universitários simpatizantes do Hamas nos EUA serão cancelados

Estudantes e policiais de Nova York durante protesto pró-Palestina no campus da Universidade de Columbia (18/04/2024) — Foto: Arquivo/Caitlin Ochs/Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinará nesta quarta-feira, 29, uma ordem executiva para combater o antissemitismo e endurecer medidas contra estrangeiros envolvidos em protestos pró-Palestina em universidades americanas, informou uma autoridade da Casa Branca à agência Reuters.

De acordo com um folheto informativo sobre a ordem, Trump instruirá o Departamento de Justiça a “processar agressivamente ameaças terroristas, incêndios criminosos, vandalismo e violência contra judeus americanos”.

Em comunicado, Trump reforçou sua posição: “A todos os estrangeiros residentes que se juntaram aos protestos pró-jihadistas, nós os colocamos em aviso: em 2025, nós os encontraremos e os deportaremos. Eu também cancelarei rapidamente os vistos de estudante de todos os simpatizantes do Hamas nos campi universitários, que foram infestados com radicalismo como nunca antes”.

Além disso, o presidente também assinará uma ordem relacionada à liberdade de escolha escolar.

Segundo a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, em entrevista à Fox News, a medida encerrará “o financiamento para escolas públicas que apoiam a teoria crítica da raça e outras medidas divisivas em seus currículos”.

Um documento oficial detalha que a ordem orientará “o Departamento de Educação a emitir diretrizes sobre como os estados podem utilizar fórmulas de financiamento federal para apoiar seus programas de bolsas de estudo do ensino fundamental e médio”.

Você pode gostar...