Governo Lula avalia reduzir imposto de importação de alimentos para baixar preços

Ministros falam sobre preço dos alimentos após reunião com o presidente Lula no Palácio do Planalto (24/01/2025) — Foto: Wallisson Breno/PR

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta sexta-feira, 24, que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva avalia a possibilidade de reduzir o imposto de importação de alimentos que estejam mais baratos no mercado internacional do que no Brasil.

A medida tem como objetivo aumentar a oferta desses produtos e, consequentemente, reduzir seus preços no mercado interno.

Não tem explicação para [o preço interno] estar acima. Todo produto que o preço externo estiver menor que o interno, vamos atuar. O preço se forma no mercado. Se tornarmos mais barata a importação, vamos ter atores do mercado importando. E vão ajudar a abaixar o preço do produto interno”, explicou o ministro.

Rui Costa também destacou que o governo federal não adotará nenhuma medida “heterodoxa” — ou seja, fora do padrão — para conter os preços nos supermercados.

Segundo ele, a inflação nos alimentos é reflexo de fatores internacionais, como a alta do dólar e a crescente demanda por commodities.

Assista à íntegra da entrevista do governo sobre o preço dos alimentos:

Você pode gostar...