Hamas liberta primeiras reféns israelenses após cessar-fogo em Gaza
Três mulheres que estavam em poder do Hamas foram libertadas na manhã deste domingo, 19, horas após a implementação de um cessar-fogo entre Israel e o grupo terrorista. O acordo, que também prevê a soltura de prisioneiros palestinos, marca um momento crítico no conflito.
As reféns, Romi Gonen (24), Emily Damari (28) e Doron Steinbrecher (31), foram retiradas de Gaza pela Cruz Vermelha com apoio das forças militares israelenses. Posteriormente, foram levadas de helicóptero para um hospital no sul de Israel.
Quem são as reféns libertadas?
Romi Gonen foi capturada em 7 de outubro de 2023, durante o festival de música Nova. Na época, com 23 anos, ela foi baleada na mão durante o ataque.
Emily Damari, com cidadania dupla israelense e britânica, foi levada de casa em Kfar Aza no mesmo ataque. Sua mãe, Mandy Damari, relatou que Emily foi baleada na mão, sofreu ferimentos por estilhaços na perna, foi vendada e transportada para Gaza no porta-malas de seu próprio carro. Emily era a última cidadã britânica ainda mantida pelo Hamas.
Doron Steinbrecher, enfermeira veterinária, foi sequestrada de seu apartamento no kibutz Kfar Aza, perto da fronteira com Gaza. Em janeiro de 2024, um vídeo divulgado pelo Hamas mostrou Doron ao lado de outras reféns.