Venezuela: María Corina Machado é libertada após ser detida ao sair de manifestação contra Maduro, diz oposição

María Corina Machado, líder da oposição na Venezuela, durante uma manifestação contra o ditador Nicolás Maduro na região de Caracas (09/01/2025) - Foto: AP

A principal líder da oposição na Venezuela, María Corina Machado, foi libertada após ser detida enquanto saía de uma manifestação contra o ditador Nicolás Maduro na região de Caracas, nesta quinta-feira, 9.

Ela havia feito sua primeira aparição pública em cinco meses, discursando para manifestantes em Chacao, nos arredores da capital venezuelana (foto em destaque).

Mais cedo, o Comando ConVzla, grupo político de Machado, denunciou que, após o evento, membros do regime de Maduro atacaram “violentamente” as motos da comitiva que a transportava, havendo inclusive disparos de armas de fogo.

Horas depois, a oposição afirmou que María Corina ficou sob o poder de agentes chavistas por alguns momentos e foi obrigada a gravar vídeos antes de ser liberada. Nenhuma outra informação foi divulgada sobre as circunstâncias de sua detenção.

A prisão de María Corina gerou fortes reações tanto dentro quanto fora do país. Ela é acusada de diversos crimes pelo Ministério Público da Venezuela, alinhado ao regime chavista. Em agosto, um artigo publicado no The Wall Street Journal classificou essas acusações como parte de uma campanha de perseguição contra a líder opositora.

Você pode gostar...