Justin Trudeau renuncia ao cargo de primeiro-ministro do Canadá

Justin Trudeau anunciou nesta segunda-feira, 6, sua renúncia ao cargo de primeiro-ministro do Canadá e à liderança do Partido Liberal, após quase uma década no poder. Sua saída vai desencadear uma disputa interna para escolher seu sucessor.

A pressão para que Trudeau deixasse o cargo aumentou nos últimos meses, especialmente após a demissão de Chrystia Freeland, ministra das Finanças, em dezembro, devido a desacordos políticos.

Além disso, pesquisas indicam que o Partido Liberal corre o risco de perder as eleições gerais deste ano.

Uma fonte próxima ao primeiro-ministro informou que sua decisão estava em sigilo, mas o jornal Globe and Mail sugeriu que ele poderia anunciar sua saída antes da reunião do caucus nacional do partido, na quarta-feira, 8, para evitar a impressão de que foi forçado pelos próprios colegas.

O novo líder do Partido Liberal terá o desafio de comandar a campanha eleitoral e lidar com uma possível guerra comercial com os Estados Unidos.

As eleições estão previstas para ocorrer até outubro, mas uma mudança na liderança pode acelerar os pedidos por uma votação antecipada, segundo a BBC.

O país pode enfrentar instabilidade, com a ameaça de tarifas de 25% sobre as importações canadenses pela nova administração dos EUA“, disse uma carta enviada a Trudeau por Kody Blois, líder de um grupo de parlamentares do leste. “O tempo é essencial. Não é viável que você continue como líder.

Embora fontes tenham dito ao Globe que Trudeau ainda não havia tomado uma decisão final, a Bloomberg News revelou que, após a crise com Freeland, ele não sobreviveria politicamente.

Mais de 20 membros do Parlamento Liberal já pediram sua saída, e outros disseram em reuniões privadas que ele não teria alternativa a não ser deixar o cargo. O partido possui 153 assentos na Câmara dos Comuns, incluindo o de Trudeau.

Com a renúncia, o Partido Liberal escolherá um líder interino entre seus membros eleitos. Também é possível que Trudeau permaneça no cargo enquanto o partido realiza uma eleição interna para escolher seu sucessor. No entanto, o processo eleitoral será apertado, pois a oposição já anunciou que pretende votar contra o governo na próxima sessão da Câmara.

Assista abaixo o pronunciamento de Justin Trudeau:

Você pode gostar...