Soldado norte-coreano é capturado na Ucrânia, diz Serviço de Inteligência da Coreia do Sul
Um soldado norte-coreano foi capturado pelas forças armadas da Ucrânia, informou nesta sexta-feira, 27, o Serviço Nacional de Inteligência da Coreia do Sul, que declarou:
Através do compartilhamento de informações em tempo real com a agência de inteligência de um país aliado, foi confirmado que um soldado norte-coreano ferido foi capturado.
Informações posteriores indicam que o militar não resistiu aos ferimentos e morreu horas depois.
O regime do ditador Kim Jong-un enviou milhares de soldados para reforçar as tropas russas, especialmente na região fronteiriça de Kursk, onde a Ucrânia conduz uma ofensiva desde agosto.
Este é o primeiro caso confirmado de captura de um soldado norte-coreano, ocorrido poucos dias após o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmar, na última segunda-feira, 23, que cerca de 3 mil soldados norte-coreanos haviam sido “mortos ou feridos” pelo exército de seu país.
No mesmo dia, as forças armadas da Coreia do Sul informaram que mais de mil soldados norte-coreanos estavam entre mortos ou feridos.
A relação entre Rússia e Coreia do Norte tem se intensificado nos últimos meses.
A mídia estatal norte-coreana divulgou que o presidente russo, Vladimir Putin, enviou uma mensagem de Ano Novo a Kim Jong-un, destacando que “os laços bilaterais entre nossos dois países foram elevados após nossas conversações em junho em Pyongyang”.
Além disso, um pacto de defesa histórico, descrito por Putin como “inovador”, entrou em vigor neste mês de dezembro, após ambos os países trocarem documentos de ratificação.