Após cirurgia, Lula conversa, se alimenta normalmente e não terá sequelas, diz equipe médica

Equipe médica do presidente Lula — Foto: Rodrigo Rodrigues/g1

A equipe médica que operou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou nesta terça-feira, 10, que ele está bem, conversa, se alimenta normalmente e não terá sequelas.

As funções neurológicas permanecem preservadas após a cirurgia de emergência para drenar um hematoma na cabeça, consequência da queda sofrida em outubro.

O presidente evoluiu bem, já chegou da cirurgia praticamente acordado, foi extubado e encontra-se agora estável, conversando normalmente, se alimentando e deverá ficar em observação nos próximos dias“, disse o médico Roberto Kalil.

Por ordem médica, Lula não pode realizar atividades de trabalho até sua completa recuperação. “Nada de trabalho”, reforçou Kalil.

Lula foi internado às pressas na noite de segunda-feira, 9, no Hospital Sírio-Libanês de Brasília, após sentir dores de cabeça durante o dia. Exames indicaram uma nova hemorragia intracraniana, de cerca de três centímetros, no lóbulo frontal esquerdo.

Ele foi transferido para São Paulo, onde passou por uma cirurgia de duas horas, conduzida pelo neurocirurgião Marcos Stavale. “O sangramento foi removido, o cérebro está descomprimido e com funções preservadas“, explicou Stavale.

A primeira-dama Janja da Silva acompanhou o presidente desde a internação e permanece ao seu lado. Lula deve ficar 48 horas na UTI e utilizar um dreno por até três dias, conforme protocolo.

Acidente doméstico

O acidente aconteceu em 19 de outubro, quando Lula caiu no banheiro da residência oficial e bateu a nuca. Ele levou cinco pontos e foi liberado após exames iniciais.

Na época, foi orientado a evitar viagens longas, como a ida à cúpula do Brics na Rússia. O presidente minimizou a gravidade, chamando o acidente de “bobagem”.

Cirurgia há um ano

Com 79 anos, Lula passou por uma artroplastia total do quadril em setembro de 2023 e realizou exames de revisão recentemente, sem complicações.

Você pode gostar...