Bashar al-Assad e sua família estão em Moscou, diz mídia estatal russa

Bashar al-Assad e Vladimir Putin durante encontro em Moscou em 24 de julho de 2024 - Foto: Sputnik/Valeriy Sharifulin/Pool via AP

A agência estatal de notícias russa RIA Novosti informou neste domingo, 8, que o ditador deposto da Síria, Bashar al-Assad, e sua família estão em Moscou, após o regime de Vladimir Putin conceder asilo político a eles.

Assad, que esteve no poder por 24 anos, deixou a capital, Damasco, depois que rebeldes entraram na cidade sem encontrar resistência militar. Mais cedo, a Rússia já havia declarado que o ditador não estava mais na Síria e que estava promovendo uma “transição pacífica do poder”.

De acordo com a agência de notícias Reuters, um avião da Syrian Air decolou do aeroporto de Damasco no mesmo momento em que os rebeldes ocupavam a cidade.

Inicialmente, a aeronave teria voado em direção à região costeira da Síria, um reduto da seita alauita de Assad, mas fez uma curva brusca e seguiu na direção oposta. Minutos depois, desapareceu do mapa, conforme apontado pelo site Flightradar.

Você pode gostar...