Após 25 anos de negociações, Mercosul e UE anunciam acordo histórico de livre comércio
Os líderes do Mercosul e da União Europeia (UE) anunciaram nesta sexta-feira, 6, a conclusão de um acordo histórico de livre comércio entre os dois blocos econômicos.
A cerimônia aconteceu em Montevidéu, no Uruguai, durante a cúpula do Mercosul.
Estavam presentes os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), Javier Milei (Argentina), Santiago Peña (Paraguai) e o anfitrião Luis Lacalle Pou (Uruguai), além da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
As negociações para o acordo começaram em 1999, marcando uma trajetória de mais de duas décadas de esforços entre Mercosul e União Europeia para estabelecer um pacto de livre comércio.
Ainda na quinta-feira, 5, o chanceler do Uruguai, Omar Paganini, havia confirmado que “a negociação entre as delegações foi concluída”.
Especialistas destacam que o acordo representa um avanço significativo, especialmente para o Brasil, com potencial para impulsionar a economia do país.
Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) prevê que a assinatura do tratado pode resultar em um crescimento de 0,46% no PIB brasileiro entre 2024 e 2040, além de um aumento de 1,49% nos investimentos ao longo do mesmo período.