Trump ameaça países do Brics com tarifas de 100% caso deixem de usar o dólar em transações comerciais
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou neste sábado, 30, que os países membros do Brics devem se comprometer a não criar uma nova moeda nem apoiar outra que possa substituir o dólar, sob pena de enfrentarem tarifas de 100%.
Exigimos que esses países se comprometam a não criar uma nova moeda do Brics, nem apoiar qualquer outra moeda que substitua o poderoso dólar americano, caso contrário, eles sofrerão 100% de tarifas e deverão dizer adeus às vendas para a maravilhosa economia norte-americana — escreveu Trump em sua rede social, a Truth Social.
Eles podem procurar outro ‘otário’. Não há nenhuma chance de os Brics substituírem o dólar americano no comércio internacional, e qualquer país que tentar deve dizer adeus aos Estados Unidos — acrescentou o americano.
Desde janeiro deste ano, o Brics conta com dez membros plenos. Além de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o bloco passou a incluir Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos como membros permanentes.
Consultados, a Presidência da República do Brasil e o Itamaraty preferiram não se manifestar sobre o assunto.
Em outubro, durante uma reunião de cúpula do grupo em Kazan, na Rússia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu o avanço na criação de alternativas de pagamento entre os países membros, reduzindo a dependência do dólar.
Entre as prioridades do Brasil no Brics está o desenvolvimento de um mecanismo para compensação de pagamentos em moedas locais, reforçando a autonomia do bloco nas transações internas.
A partir deste ano e durante 2025, o Brasil assumirá a presidência do Brics, com o objetivo de acelerar essa proposta e ampliar a atuação do Novo Banco de Desenvolvimento, liderado atualmente por Dilma Rousseff.