Ucrânia diz ter sido atacada pela Rússia com míssil balístico intercontinental pela primeira vez
A Rússia lançou um míssil balístico intercontinental (ICBM) contra a Ucrânia nesta quinta-feira, 21, de acordo com o governo de Kiev.
Segundo as autoridades militares ucranianas, o ataque foi realizado a partir da região de Astrakhan, no sul da Rússia, com destino à cidade de Dnipro, no centro-leste da Ucrânia, numa distância de cerca de mil quilômetros.
Se confirmado, este será o primeiro uso de um míssil de longo alcance e capacidade nuclear pela Rússia desde o início da guerra em 2022.
O alvo do ataque russo foram empresas e infraestrutura crítica em Dnipro, conforme informou a Força Aérea ucraniana. O governador regional, Serhiy Lysak, relatou que a ofensiva causou danos a uma instalação industrial e gerou incêndios na cidade, deixando duas pessoas feridas.
Os mísseis balísticos intercontinentais, lançados a partir da terra, são projetados para percorrer distâncias superiores a 5.600 km e podem ser equipados com ogivas nucleares.
Uma fonte da Força Aérea ucraniana declarou à AFP que o míssil russo não carregava uma ogiva nuclear.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, chamou Vladimir Putin de “maluco” e criticou o desdém do líder russo pela vida humana.