Ucrânia dispara míssil britânico de longo alcance contra a Rússia pela primeira vez na guerra

Míssil de cruzeiro Storm Shadow, fabricado pelo Reino Unido. — Foto: AP Photo/Lewis Joly

A Ucrânia lançou mísseis Storm Shadow de longo alcance, fabricados pelo Reino Unido, contra a Rússia nesta quarta-feira, 20, conforme informou a agência de notícias Bloomberg.

Este é o primeiro uso desse tipo de armamento por Kiev na guerra, que começou em 2022, após a invasão russa do território ucraniano.

Com um alcance de 250 km, os mísseis Storm Shadow são projetados para atingir alvos estáticos de grande porte. Não há informações até o momento sobre a possível interceptação dos projéteis disparados pela Ucrânia pelas defesas russas.

O lançamento dos mísseis ocorreu poucos dias depois de o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ter autorizado o uso do ATACMS de longo alcance por parte da Ucrânia contra a Rússia, com o primeiro disparo ocorrendo na terça-feira, 19.

Embora o Reino Unido já tivesse afirmado anteriormente que a Ucrânia poderia usar os mísseis Storm Shadow dentro de seu próprio território, Londres vinha pressionando Washington há meses para obter permissão para utilizá-los em ataques a alvos dentro da Rússia.

A autorização americana foi vista como um indicativo de que os britânicos também permitiriam o uso dos mísseis Storm Shadow no território russo. Na terça, o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, declarou que os ucranianos “têm que ter o que for necessário” para derrotar a Rússia.

Você pode gostar...