Líderes do G20 posam para nova foto oficial no Rio de Janeiro, desta vez com Biden e sem Milei

Líderes posam para a fotografia oficial final da Cúpula do G20 no Rio de Janeiro (19/11/2024) — Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Os líderes que participaram da cúpula do G20 posaram para uma nova foto oficial nesta terça-feira, 19, no Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro. A iniciativa foi motivada pelo fato de o primeiro registro, realizado no dia anterior, não incluir alguns chefes de Estado e de governo, como o presidente americano, Joe Biden.

O novo registro aconteceu logo após a cerimônia de transferência da presidência do grupo, do Brasil para a África do Sul. No entanto, a imagem também teve ausências notáveis, como a do presidente da Argentina, Javier Milei, que participava de uma reunião bilateral, e a do primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, cuja falta não foi explicada.

A primeira foto, capturada na segunda-feira, 18, com o Pão de Açúcar como plano de fundo, deixou de fora, além de Biden, o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau e a italiana Giorgia Meloni.

Trudeau e Biden estavam em um encontro bilateral no mesmo complexo onde ocorreu o evento. Segundo a Casa Branca, ambos chegaram ao local às 15h42, enquanto a formação dos líderes havia começado às 15h34, resultando na ausência dos dois no registro.

As autoridades americanas negaram qualquer relação da ausência de Biden com um possível boicote devido à presença do chanceler russo, Serguei Lavrov, e justificaram o episódio como um problema de logística. Fontes do governo brasileiro minimizaram o incidente, destacando que os representantes dos EUA chegaram a pedir desculpas pelo ocorrido e sugeriram a realização de uma nova fotografia.

Você pode gostar...