Netanyahu diz que ataque israelense em outubro atingiu elemento do programa nuclear iraniano
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, declarou nesta segunda-feira, 18, que o ataque realizado por seu país contra o Irã no final de outubro enfraqueceu as capacidades de defesa e a produção de mísseis do rival regional. Ele também afirmou que a operação atingiu um elemento do programa nuclear da república islâmica.
“Não é segredo”, disse Netanyahu durante um discurso no parlamento israelense. “Há um componente específico no programa nuclear deles que foi atingido neste ataque.” No entanto, ele ressaltou que a ação não bloqueou completamente o avanço do Irã em direção a uma arma nuclear.
O ataque consistiu em três ondas de bombardeios aéreos, com explosões sendo ouvidas tanto na capital iraniana, Teerã, quanto em outras cidades do país. Após a ofensiva, a imprensa americana relatou que as forças israelenses evitaram atingir estruturas nucleares e petrolíferas no território do Irã.
Até esta segunda, autoridades dos Estados Unidos e de Israel alegavam que a operação teve como alvos principais bases de mísseis e instalações de produção de drones.