Autor de explosões em Brasília foi candidato a vereador pelo PL em SC
Francisco Wanderley Luiz, o homem que morreu na explosão em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) na noite desta quarta-feira, 13, era o dono do carro que também explodiu no estacionamento do anexo IV da Câmara dos Deputados.
Ele, que era conhecido como Tiü França, foi candidato a vereador pelo Partido Liberal (PL) em Rio do Sul, no Vale do Itajaí, Santa Catarina, nas eleições de 2020, mas não foi eleito.
A confirmação de sua identidade foi feita pelo delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Ulisses Gabriel, e pela Polícia Civil do Distrito Federal, por volta das 23h50.
Uma testemunha que estava em um ponto de ônibus próximo ao STF relatou ter visto Francisco passando com uma sacola e fazendo um gesto de “joinha”. Pouco depois, ela ouviu uma explosão e, ao olhar para trás, viu o homem jogando algo próximo à estátua da Justiça antes de cair.
As explosões ocorreram por volta das 19h30, com cerca de 20 segundos de intervalo entre elas. No porta-malas do veículo de Francisco, foram encontrados fogos de artifício e tijolos.