Israel lança ataque retaliatório contra alvos militares no Irã

F-15 da Força Aérea Israelense — Foto: IAF

Israel lançou três ondas de ataques aéreos retaliatórios contra o Irã na madrugada de sábado, 26, pelo horário local — noite de sexta-feira, 25, no Brasil. Diversas explosões foram ouvidas em Teerã, capital iraniana.

Em comunicado, as Forças de Defesa de Israel (IDF) informaram que realizaram um “ataque preciso” contra alvos militares do Irã.

Israel argumenta que vem sendo alvo de ataques pelos iranianos e de seus aliados na região desde 7 de outubro de 2023, quando terroristas do Hamas invadiram o território israelense, em uma ofensiva que resultou na morte de centenas de pessoas e no sequestro de mais de 200.

Como qualquer outro país soberano no mundo, o Estado de Israel tem o direito e o dever de responder. Nossas capacidades defensivas e ofensivas estão totalmente mobilizadas. Faremos o que for necessário para defender o Estado de Israel e o povo de Israel — declararam as IDF.

A contraofensiva desta sexta é uma resposta direta ao ataque do Irã a Israel em 1º de outubro, quando o regime de Teerã lançou cerca de 200 mísseis contra cidades israelenses.

Desde então, Israel vinha prometendo retaliação a essa ação. Os Estados Unidos declararam estar colaborando com o governo de Benjamin Netanyahu para uma resposta ao ataque iraniano.

O regime teocrático de Teerã prometeu que responderá à ação israelense de maneira “proporcional”.

Você pode gostar...