Israel mata Yahya Sinwar, principal líder do Hamas

Líder do Hamas, Yahya Sinwar — Foto: AP

O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, confirmou que Yahya Sinwar, líder do grupo terrorista palestino Hamas, foi morto nesta quinta-feira, 17, durante uma operação de rotina das forças israelenses na Faixa de Gaza.

O assassino em massa Yahya Sinwar, responsável pelo massacre e atrocidades de 7 de outubro, foi morto hoje por soldados das Forças de Defesa de Israel [IDF] — disse Katz.

Posteriormente, as IDF também confirmaram a morte do líder terrorista:

Sinwar foi eliminado após um ano em que se escondeu no coração da população civil em Gaza, e em esconderijos subterrâneos nos túneis do Hamas. Dezenas de ações realizadas pelas IDF e pelo Shin Bet [serviço secreto israelense] no último ano, e nas últimas semanas na área onde foi morto, reduziram a área de atividade de Yahya Sinwar, que foi perseguido pelas forças, e levaram à sua morte — disse o porta-voz Daniel Hagari.

Sinwar era a figura mais proeminente do Hamas ainda em liberdade, sendo apontado por Israel como o “mentor” dos ataques de 7 de outubro de 2023, que desencadearam o atual conflito em Gaza.

Você pode gostar...