Acesso ao X começa a ser restabelecido no Brasil após ordem de Moraes; plataforma comemora retorno
Usuários no Brasil relataram o retorno do acesso ao X, antigo Twitter, na noite desta terça-feira, 8, após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinar o desbloqueio da plataforma no país.
A suspensão havia durado cerca de 40 dias. O Brasil, até então, era um dos maiores mercados da rede social, com aproximadamente 20 milhões de usuários, segundo estimativas de consultorias.
Relatos de usuários retomando o acesso ao X começaram a surgir por volta das 19h, aproximadamente duas horas após a decisão de Moraes se tornar pública.
No entanto, o restabelecimento da rede social de Elon Musk não ocorre de forma instantânea, já que depende das operadoras de internet. O Brasil conta com mais de 20 mil provedores, conforme dados do Ministério das Comunicações.
Por essa razão, o tempo para o desbloqueio completo pode variar entre os usuários, dependendo do provedor e do meio de acesso (navegador ou aplicativo). A ordem de Moraes estipula que o desbloqueio seja efetivado em até 24 horas após a notificação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
X comemora desbloqueio
Cerca das 19h, a própria plataforma X utilizou seu espaço para comemorar o retorno no Brasil.
O X tem orgulho de estar de volta ao Brasil. Proporcionar a dezenas de milhões de brasileiros acesso à nossa plataforma indispensável foi prioridade durante todo este processo. Continuaremos a defender a liberdade de expressão, dentro dos limites da lei, em todos os lugares onde operamos — declarou a rede social.