Avião de Lula enfrenta problema técnico após decolar do México
O avião que transportava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva do México para o Brasil nesta terça-feira, 1º, apresentou um problema técnico no motor logo após a decolagem na Cidade do México, obrigando a aeronave a retornar ao aeroporto de origem.
Ao iniciar a volta, o pouso não foi autorizado de imediato, pois o tanque de combustível ainda estava cheio. Em razão disso, os pilotos brasileiros foram orientados a sobrevoar a região por mais de quatro horas para reduzir a quantidade de combustível e possibilitar uma aterrissagem mais segura.
Segundo fontes, uma das alternativas avaliadas foi despejar combustível antes do pouso. Um avião reserva aguardava a comitiva presidencial no aeroporto para seguir a viagem de volta ao Brasil.
A Força Aérea Brasileira (FAB), em nota, informou que a “aeronave presidencial VC-1 apresentou um problema técnico após a decolagem do aeroporto da Cidade do México”.
O comunicado acrescenta que, “realizados, com sucesso, os procedimentos de segurança para solução do problema apresentado, os pilotos aguardam o consumo de combustível necessário para retornarem ao mesmo aeródromo da decolagem, com troca de aeronave e regresso a Brasília”.