Lula autoriza operação de repatriação de brasileiros que estão no Líbano
(OHF) — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou a operação de repatriação de cidadãos brasileiros que estão no Líbano, em meio ao conflito entre Israel e o grupo terrorista Hezbollah.
A decisão foi tomada nesta segunda-feira, 30, em uma reunião com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, durante viagem oficial ao México.
Segundo Vieira, o primeiro voo de resgate deve ocorrer no fim de semana. O Líbano tem sido alvo de bombardeios aéreos de Israel, e dois brasileiros já morreram desde o aumento das ofensivas, que se intensificaram em 20 de setembro.
Nesta segunda, as forças israelenses iniciaram uma incursão terrestre limitada ao sul do Líbano.
No último sábado, 28, Mauro Vieira se reuniu com o chanceler libanês Abdallah Bou Habib para discutir a situação e avaliar a viabilidade da repatriação.
O Itamaraty tem considerado várias rotas de saída, incluindo o uso do aeroporto de Beirute, ainda em operação, e de bases aéreas russas na Síria, além da possibilidade de evacuação via Chipre, o que envolveria rotas terrestres, marítimas e aéreas.
A Força Aérea Brasileira (FAB) já está preparada para a missão, com aeronaves disponíveis e planos de voo encaminhados. A embaixada brasileira em Beirute segue levantando informações sobre os cidadãos interessados em deixar o país, onde vivem cerca de 21 mil brasileiros, segundo o Itamaraty.