Israel inicia operação terrestre limitada contra alvos do Hezbollah no sul do Líbano
(OHF) — As Forças de Defesa de Israel (IDF) anunciaram o início de uma operação terrestre limitada contra alvos do grupo terrorista Hezbollah no sul do Líbano. A ofensiva começou na madrugada de terça-feira, 1º, no horário local, correspondendo à noite de segunda-feira, 30, no Brasil.
Desde outubro de 2023, Israel e Hezbollah têm se envolvido em confrontos, após a organização extremista libanesa disparar foguetes contra o território israelense em apoio aos terroristas do Hamas, em guerra com as IDF na Faixa de Gaza.
Nos últimos dias, a situação na região se agravou, com bombardeios em várias partes do Líbano, incluindo Beirute, capital do país. Um desses ataques de Israel resultou na morte de Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah, na última sexta-feira, 27.
Moradores das cidades fronteiriças no Líbano relataram bombardeios intensos, além de helicópteros e drones sobrevoando a região. Até o momento da publicação desta reportagem, não havia informações confirmadas sobre vítimas.
Em comunicado, os militares israelenses destacaram que a operação terrestre tem como alvo posições do Hezbollah próximas à fronteira com Israel, consideradas ameaças imediatas ao país.
Assista abaixo o registro de disparos de artilharia na região fronteiriça entre Israel e Líbano: