Biden anuncia novo pacote de ajuda militar à Ucrânia durante visita de Zelensky a Washington, DC
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta quinta-feira, 26, mais de US$ 8 bilhões em assistência militar à Ucrânia.
Segundo Biden, o novo pacote tem como objetivo ajudar Kiev a “vencer esta guerra” contra as forças russas de invasão e ocupação. O anúncio coincide com a visita do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
A ajuda inclui o primeiro envio de uma bomba guiada de precisão, chamada Joint Standoff Weapon, que tem alcance de até 130 km.
Esse míssil de médio alcance oferece uma significativa atualização ao arsenal ucraniano, permitindo que as forças de Kiev ataquem as tropas russas a distâncias mais seguras.
A bomba, projetada para atingir alvos com alta precisão, será lançada por caças. Apoiar a Ucrânia, invadida pelo regime de Moscou em fevereiro de 2022, continua sendo uma prioridade dos EUA, afirmou Biden em comunicado.
Também nesta quinta, Zelensky se reuniu com os líderes dos partidos Republicano e Democrata no Senado americano — Mitch McConnell e Chuck Schumer, respectivamente.
Após esse compromisso, o presidente ucraniano foi recebido por Biden e pela vice-presidente Kamala Harris na Casa Branca.