Macron nomeia Michel Barnier como novo primeiro-ministro da França
Após meses de impasse, o presidente da França, Emmanuel Macron, nomeou nesta quinta-feira, 5, Michel Barnier (foto) como o novo primeiro-ministro do país.
Barnier, ex-negociador do Brexit na União Europeia, terá agora a responsabilidade de formar governo. Ele é do partido de centro-direita Les Republicains (LR).
O novo premiê enfrentará o desafio de implementar reformas e aprovar o orçamento de 2025, mesmo com o Parlamento em inatividade, em um momento em que a França sofre pressão tanto da Comissão Europeia quanto dos mercados financeiros para reduzir seu déficit público.
A decisão de Macron de convocar eleições parlamentares antecipadas em junho resultou em um revés para sua coalizão centrista, que perdeu dezenas de cadeiras e não conseguiu garantir a maioria absoluta.
Já a Nova Frente Popular, de esquerda, conquistou a maior quantidade de assentos, mas o presidente francês rejeitou a ideia de permitir que formassem governo, após outros partidos anunciarem que votariam contra imediatamente.