Starlink diz que cumprirá ordem de Moraes e bloqueará acesso ao X no Brasil
A Starlink, empresa controlada pela SpaceX de Elon Musk, anunciou nesta terça-feira, 3, que cumprirá a decisão de bloquear o X, antigo Twitter, no Brasil.
Anteriormente, a companhia de internet via satélite havia informado à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que não atenderia à determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que ordenou às operadoras o bloqueio do acesso dos usuários à rede social.
Independentemente do tratamento ilegal dado à Starlink no congelamento de nossos ativos, estamos cumprindo a ordem de bloquear o acesso ao X no Brasil — disse a empresa em comunicado.
O congelamento dos recursos da Starlink foi determinado pelo STF na última quinta-feira, 29, para assegurar o pagamento das multas impostas pela Justiça ao X.
A plataforma social, que também pertence a Musk, se recusa a restringir perfis acusados de atentar contra as instituições democráticas, a pagar multas por descumprimento de decisões judiciais e a indicar um representante legal no país.
O não cumprimento da ordem de bloqueio do X poderia resultar, segundo a Anatel, na revogação da licença de operação da Starlink no Brasil.