EUA apreendem na República Dominicana avião presidencial da Venezuela usado por Maduro
O avião presidencial da Venezuela, um Dassault Falcon 900 EX, foi apreendido pelos Estados Unidos nesta segunda-feira, 2, na República Dominicana.
De acordo com o Departamento de Justiça americano, a apreensão ocorreu devido à violação de sanções impostas por Washington contra Caracas
As autoridades americanas afirmaram que a aeronave foi adquirida ilegalmente através de uma empresa de fachada e contrabandeada para fora dos EUA.
Há registros documentados de que o avião passou por São Vicente e Granadinas, Cuba e Brasil — em algumas dessas viagens, com Nicolás Maduro a bordo.
O último voo da aeronave, partindo da República Dominicana, onde foi apreendida, tinha como destino Fort Lauderdale, na Flórida, conforme dados do site de monitoramento Flight Radar 24.
Em agosto de 2019, o então presidente dos EUA, Donald Trump, emitiu a Ordem Executiva 13884, que proíbe cidadãos americanos de realizarem transações com indivíduos que tenham atuado, ou se supõe que tenham atuado, direta ou indiretamente em nome do governo da Venezuela, incluindo membros do regime de Maduro.
O Departamento de Justiça também destacou uma medida do Departamento de Comércio americano que impõe controles de exportação para itens destinados, total ou parcialmente, a usuários finais militares ou de inteligência militar venezuelanos, visando proteger os interesses de segurança nacional e política externa dos EUA.
Até a última atualização desta reportagem, o governo venezuelano não havia se manifestado sobre a apreensão da aeronave.