Juan Izquierdo, jogador do Nacional-URU, morre aos 27 anos em São Paulo
O zagueiro Juan Manuel Izquierdo, do Nacional do Uruguai, morreu no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. A informação foi confirmada pelo clube em que o atleta atuava, em uma postagem nas redes sociais na noite desta terça-feira, 27.
O jogador, de 27 anos, sofreu um mal súbito no segundo tempo da partida contra o São Paulo F.C., na última quinta-feira, 22, no Morumbis, e não respondeu aos tratamentos subsequentes.
Izquierdo caiu no gramado aos 39 minutos da etapa final do confronto, válido pelas oitavas de final da Conmebol Libertadores, e foi diagnosticado inicialmente com uma arritmia cardíaca.
No sábado, 24, o hospital comunicou que o atleta teve uma parada cardíaca enquanto era transportado do estádio na ambulância e precisou ser ressuscitado no local.
No domingo, 25, os médicos informaram que novos exames indicaram uma “progressão do comprometimento cerebral” e “aumento da pressão intracraniana”.
O jogador permaneceu sob “cuidados intensivos neurológicos, dependente de ventilação mecânica”. Na noite de segunda-feira, 26, o boletim médico informou que o atleta apresentava “quadro neurológico crítico”.
Izquierdo foi diagnosticado com uma arritmia há dez anos, quando fazia parte do elenco do Cerro, do Uruguai. A informação foi divulgada no início desta semana pelo secretário nacional de Esporte do país, Sebastián Bauzá.
Nos últimos dias, a família de Izquierdo chegou ao Brasil para acompanhar o tratamento do jogador.
Seus pais, Nelson e Sandra, e sua esposa, Selena, com quem ele teve uma filha de dois anos e meio e um filho recém-nascido, estão em São Paulo acompanhados por membros da delegação do Nacional, além de alguns jogadores do elenco.