Israel resgata refém de 52 anos que estava sob poder do Hamas em túnel na Faixa de Gaza
As Forças de Defesa de Israel anunciaram nesta terça-feira, 27, o resgate de um refém de origem árabe-israelense que estava sob poder do grupo terrorista palestino Hamas em um túnel na Faixa de Gaza.
O resgatado, identificado pelos militares israelenses como Qaid Farhan al-Qadi, é muçulmano. Ele foi levado para um hospital (foto) em Israel, onde se reencontrou com a família.
Al-Qadi pertence à comunidade beduína, uma minoria nômade árabe que reside em Israel, e foi sequestrado pelo Hamas em 7 de outubro de 2024, durante uma invasão do grupo terrorista ao sul do país, na qual cerca de 1.200 pessoas foram mortas e outras 250 sequestradas.
Segundo a imprensa israelense, o refém foi encontrado por acaso durante uma incursão militar no território palestino. A TV News 14 relatou que não havia nenhum membro do Hamas vigiando o local onde Al-Qadi estava detido.
Em comunicado, as Forças Armadas de Israel descreveram a ação como parte de uma “operação complexa”. Até a última atualização desta reportagem, o Hamas ainda não havia se pronunciado sobre o caso.
De acordo com Israel, cerca de 110 pessoas ainda permanecem em poder dos terroristas.