Ursula Von der Leyen é reeleita presidente da Comissão Europeia
A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, foi reeleita nesta quinta-feira, 18, para um segundo mandato de cinco anos como chefe do órgão executivo da União Europeia.
A conservadora alemã recebeu apoio das forças centristas no Parlamento do bloco para se manter no poder, num momento de avanço da extrema direita no continente.
Os eurodeputados, em votação secreta, aprovaram a renomeação de Von der Leyen com uma margem de folga. A alemã recebeu 401 votos a favor, quando precisava de apenas 360 votos para garantir a reeleição. Houve também 284 votos contra, 15 abstenções e sete votos nulos.
O resultado consolida a presidente — uma defensora ferrenha da Ucrânia e voz central no Acordo Verde da UE — como uma das figuras políticas mais influentes da Europa, especialmente quando líderes como Emmanuel Macron, da França, e Olaf Scholz, da Alemanha, enfrentam desafios domésticos.
Nos próximos cinco anos, o bloco lutará por suas ambiciosas metas climáticas e como implementá-las, enquanto enfrenta a ameaça de um conflito comercial com a China e o possível retorno de Donald Trump à Casa Branca, o que poderia minar os esforços dos aliados para apoiar a defesa da Ucrânia contra a invasão russa.