Thomas Matthew Crooks: quem era o autor da tentativa de assassinato contra Trump
Segundo o FBI, a polícia federal americana, o autor da tentativa de assassinato contra Donald Trump no último sábado, 13, foi Thomas Matthew Crooks (foto), de 20 anos —morto pelas forças de segurança.
O ex-presidente sofreu um ferimento de raspão na orelha direita. Um apoiador do republicano que estava na plateia durante o comício na cidade de Butler, na Pensilvânia, foi atingido por pelo menos um dos tiros disparados pelo criminoso e morreu. Há outros dois espectadores gravemente feridos.
Crooks, o atirador, era de Bethel Park, no mesmo estado do ataque.
Segundo a imprensa americana, ele era filiado ao Partido Republicano desde outubro de 2021. Mas, apesar disso, ele também fez uma pequena doação de US$ 15 em janeiro do mesmo ano para o Progressive Turnout Project, um grupo que apoia candidatos do Partido Democrata.
O jornal The New York Times informou que o autor do ataque não tinha antecedentes criminais. A polícia recuperou o rifle semiautomático AR-15 usado contra Trump, segundo a Associated Press.
Thomas Crooks se formou em 2022 pela Bethel Park High School, de acordo com o Pittsburgh Tribune-Review. Ele também recebeu um prêmio de US$ 500 da Iniciativa Nacional de Matemática e Ciências, segundo a mídia dos EUA.
O pai do atirador, Matthew Crooks, disse à CNN que estava tentando descobrir o que aconteceu e que conversaria com as autoridades antes de falar com a imprensa.
O FBI não forneceu nenhum outro detalhe sobre as investigações ou sobre o atirador e afirmou que as motivações do atentado são desconhecidas.