Trump é condenado criminalmente por fraude fiscal ao subornar atriz pornô; pena sai em julho
O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump foi considerado culpado de fraude fiscal ao ocultar um pagamento de US$ 130 mil à atriz pornô Stormy Daniels na reta final da eleição de 2016, quando derrotou a rival Hillary Clinton. A decisão do júri foi anunciada nesta quinta-feira, 30.
A condenação de Trump veio por unanimidade em todas as 34 acusações criminais, a primeira vez que algo assim aconteceu com um ex-ocupante da Casa Branca.
Embora a decisão do júri tenha saído nesta quinta, a pena só será determinada pelo juiz Juan Merchan no próximo dia 11 de julho.
Trump foi julgado e condenado por crimes considerados menores no estado de Nova York, na categoria mais branda, “classe E”. Na pior das hipóteses, o republicano pode pegar quatro anos de prisão por cada acusação.
Ao deixar o tribunal, o ex-presidente atacou o juiz e disse que o “verdadeiro veredicto” virá em novembro, na eleição.
Isso foi uma desgraça. Este foi um julgamento manipulado por um juiz em conflito de interesses e corrupto. […] Não fizemos nada de errado. Sou um homem inocente. Estou lutando pelo nosso país — disse Trump.
Mesmo condenado e até preso, Trump pode disputar a eleição e governar, caso vença, pois não há nada na lei americana que impeça isso. Ele também pode recorrer da condenação.