Lula retira embaixador brasileiro de Israel e o transfere para Genebra
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva removeu definitivamente o embaixador brasileiro em Israel, Frederico Meyer (foto), e o transferiu para Genebra, na Suíça, onde assumirá uma missão permanente na Conferência de Desarmamento. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 29.
Meyer havia retornado a Israel na última sexta-feira, 24, após quase três meses fora do país, para preparar sua saída da missão em Tel Aviv — que será chefiada pelo diplomata Fábio Moreira Farias.
Em fevereiro, o embaixador passou por um momento de constrangimento ao ser convocado pelo chanceler israelense, Israel Katz, ao Museu do Holocausto para ouvir queixas públicas sobre uma fala de Lula, no qual o presidente brasileiro comparou as ações de Israel na Faixa de Gaza ao extermínio de judeus pelo regime nazista de Adolf Hitler.
Na ocasião, o petista foi declarado “persona non grata” em Israel. A atitude de Katz e a resposta de Tel Aviv foram consideradas “inaceitáveis” e “desproporcionais” pelo Palácio do Planalto e pelo Itamaraty.