Coreia do Norte se prepara para lançar satélite espião, dizem militares sul-coreanos
Militares sul-coreanos afirmaram nesta sexta-feira, 24, que detectaram sinais na Coreia do Norte de possíveis preparativos para o lançamento de um segundo satélite de reconhecimento militar.
Autoridades de inteligência da Coreia do Sul e dos Estados Unidos estão monitorando de perto as atividades norte-coreanas, disse um oficial militar do Sul.
As atividades foram detectadas em Dongchang-ri, uma área no noroeste do país onde está localizado o principal centro de voos espaciais do regime de Pyongyang.
A Coreia do Norte lançou seu primeiro satélite espião no ano passado. Na ocasião, foi noticiado que o ditador Kim Jong-un chegou a analisar fotos da Casa Branca e do Pentágono tiradas pelo equipamento. No entanto, a mídia estatal do regime não publicou nenhum material para fundamentar tal alegação.
O lançamento de 2023 foi recebido com sanções dos EUA e seus aliados e levou Seul a suspender parte de um acordo que assinou com Pyongyang cinco anos antes.
Em resposta, a Coreia do Norte cancelou o pacto e restaurou instalações de guarda anteriormente demolidas perto da fronteira com o Sul. A ditadura dos Kim também prometeu lançar mais três satélites este ano.