Primeiro-ministro do Reino Unido convoca eleições gerais antecipadas
O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, convocou nesta quarta-feira, 22, eleições gerais antecipadas no país para 4 de julho. Ele também anunciou a dissolução do Parlamento.
No sistema eleitoral britânico, todos os distritos do país votam para escolher, cada um, seu representante na Câmara dos Comuns. O partido que conquistar a maioria, ou que liderar a formação de uma coalizão majoritária, nomeia seu líder como primeiro-ministro.
O anúncio surpreendeu até membros do seu partido, o Conservador. Sunak, que assumiu o poder no final de 2022 após a renúncia da ex-premiê Liz Truss, já havia dito que pretendia convocar eleições gerais em 2024, mas a expectativa era que isso só acontecesse no final do ano.
Segundo a imprensa local, no entanto, ele decidiu antecipar a eleição após a divulgação nesta semana de novos dados econômicos positivos para seu governo.
O jornal britânico The Guardian afirmou que aliados convenceram Sunak de que esses números não melhorariam até o final do ano, então seria melhor para os conservadores realizar o pleito o quanto antes.