Espanha retira definitivamente sua embaixadora da Argentina após falas de Milei

Primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, e presidente da Argentina, Javier Milei — Foto: Arquivo

A Espanha anunciou nesta terça-feira, 21, que retirará definitivamente sua embaixadora de Buenos Aires após o presidente da Argentina, Javier Milei, chamar Begoña Gómez, esposa do primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, de “corrupta”.

Em abril, a Justiça de Madri aceitou uma denúncia contra Begonã, feita pela associação “Manos Limpias”, coletivo ligado à extrema-direita que Sánchez acusa de perseguir sua família há anos.

O grupo acusou a mulher do premiê de tráfico de influência e corrupção empresarial. No entanto, o Ministério Público do país arquivou o caso sob o argumento de que as provas apresentadas não eram suficientes.

A declaração de Milei contra Begonã foi dada durante sua participação na convenção do partido de extrema-direita espanhol Vox, no domingo, 19.

Madri exigiu um pedido público de desculpas do líder do país sul-americano, algo que ele disse que não faria em entrevista ao canal Todo Noticias.

Não vou pedir desculpas a ele [Sánchez] em nenhuma circunstância — disse Milei.

O argentino chamou o premiê de “covarde” e afirmou que foi “atacado” primeiro, citando adjetivos atribuídos a ele por representantes do governo espanhol: “xenófobo, racista, ultradireitista […] negacionista da ciência, misógino”.

Milei também acusou o governo de Sánchez de conduzir esta crise diplomática em coordenação com o Kirchnerismo — um dos principais grupos de oposição ao seu governo na Argentina.

Você pode gostar...