Alemanha prende três suspeitos de espionagem para China
Três pessoas foram presas na Alemanha acusadas de serem espiãs para a China, informaram as autoridades de Berlim nesta segunda-feira (22).
Os três cidadãos alemães — um casal de Düsseldorf e um homem de Bad Homburg — são acusados de repassar conhecimentos técnicos militares às autoridades chinesas em troca de dinheiro.
O casal, identificado como Herwig e Ina F, trabalhava para uma empresa ligada a uma universidade, e o homem, identificado como Thomas R., é apontado como sendo o elo de ligação entre os dois primeiros e Pequim, além de ser acusado de ser um funcionário do Ministério de Segurança de Estado da China.
O Ministério Público Federal alemão alegou que o trio exportou para a China um laser adquirido no país europeu sem as licenças necessárias.
Informações sobre a tecnologia de partes de máquinas que poderiam ser usadas em navios de guerra também teriam sido enviadas ao regime de Pequim.
O chefe da agência de inteligência doméstica da Alemanha disse que esta pode ser “apenas a ponta do iceberg” das redes de espionagem que operam no país, de acordo com o jornal inglês The Guardian.