Zelensky diz que encontro entre Lula e Putin seria ‘um grande erro’
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta quinta-feira (18) que seria “um grande erro” o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrar pessoalmente com o autocrata russo Vladimir Putin durante a Cúpula do Brics em Kazan, na Rússia, em outubro.
É decisão dele reunir-se com Putin ou não. Mas isso seria um grande erro porque nós temos que isolar Putin politicamente. Ele precisa sentir que cometeu erros históricos ao atacar a Ucrânia e iniciar a guerra. E quando um líder se reúne com ele, dá legitimidade [a Putin]. Acho que isso é um grande erro — disse Zelensky.
A declaração foi dada durante entrevista a veículos brasileiros. Na ocasião, o líder ucraniano foi questionado sobre como via a possível viagem de Lula à Rússia, após o presidente brasileiro não ter atendido a vários propostas para visitar a Ucrânia e conhecer a realidade da guerra.
Zelensky aproveitou a deixa para fazer um convite público para Lula participar pessoalmente da chamada Cúpula da Paz na Suíça, nos dias 15 e 16 de junho.
Dezenas de líderes estão sendo convidados para o encontro, promovido pela Ucrânia e seus aliados, a fim de discutir fórmulas para a paz e o fim da guerra no Leste Europeu.
Espero que ele venha em junho, para se encontrar comigo e com o presidente da Suíça, na Cúpula. Esse é o lugar onde teremos a possibilidade de conversar — completou.