‘Ordens da Suprema Corte estão aí para serem cumpridas’, diz presidente do Google Brasil
O presidente do Google Brasil, Fábio Coelho, enfatizou na última quarta-feira (17) a importância do cumprimento de ordens judiciais no país.
Questionado sobre o papel das empresas no combate à desinformação, durante painel no Web Summit, evento de tecnologia que acontece no Rio de Janeiro, Coelho foi enfático ao dizer que as regras do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral ( TSE) precisam ser cumpridas.
Todas as empresas têm responsabilidades por tratar da questão da desinformação. […] As ordens da Suprema Corte estão aí para serem cumpridas — afirmou.
E o cidadão também tem papel nisso. Não deveríamos repassar informações falsas ou estimular esse tipo de produção de conteúdo, isso não ajuda o processo democrático. Deixar as pessoas terem sua opinião é importante, mas têm coisas que são ‘fake news’ e que têm que ser removidas da internet — concluiu.
O executivo destacou a importância da internet para oferecer maior acesso ao conhecimento e dar espaço para opiniões, mas enfatizou que a web é terra de ninguém.
Esse espaço [digital] tem que ser respeitado e tem que ter regras. Quatro plataformas nossas têm mais de 3 bilhões de usuários. Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades — disse Coelho.
O exercício da cidadania pressupõe liberdade de expressão. Não inclui racismo, crime de ódio. Pelo lado das empresas, tem os termos de uso [para serem respeitados]. Na justiça, decisões em primeira instância podem ser discutidas. Mas quando chega no STF ou TSE, essas decisões têm que ser cumpridas. Isso não se discute, a internet não é um espaço onde vale qualquer coisa — frisou.