Índia manda X derrubar publicações de políticos e empresa de Musk obedece
A Comissão Eleitoral da índia determinou, na última terça-feira (16), que o X (antigo Twitter) retire quatro publicações de políticos, partidos e candidatos do país.
Em conformidade com as ordens, nós restringimos essas publicações pelo restante do período eleitoral. Discordamos, no entanto, dessas ações e sustentamos que a liberdade de expressão deve se estender a essas publicações e ao discurso político em geral. Notificamos os usuários afetados e, em nome da transparência, publicamos aqui as ordens. Pedimos que a Comissão Eleitoral publique todas as ordens para derrubar conteúdos daqui em diante — informou a rede social.
Um dos restritos é do mesmo partido do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.
As ordens fazem referência a violações de um código de conduta que a comissão afirma ser o principal regulamento eleitoral do país.
Os bloqueios realizados em cumprimento à ordem na Índia ocorrem em meio ao embate entre o dono da plataforma, Elon Musk, e o Supremo Tribunal Federal (STF), especialmente o ministro Alexandre de Moraes.
Desde o dia 6, o bilionário ataca o magistrado brasileiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ameaça descumprir ordens judiciais alegando que são “censura”.