Musk desafia Moraes, fala em ‘censura’ e prevê fechamento de escritório do X no Brasil
O dono do X (antigo Twitter), Elon Musk, voltou a desafiar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), alegando estar “defendendo a liberdade de expressão” nas redes sociais no Brasil.
No início da noite deste sábado (6), o bilionário compartilhou uma nota da controladora da plataforma, a X Corp. — de propriedade de Musk — na qual estão listadas decisões do magistrado brasileiro.
A X Corp. foi forçada por decisões judiciais a bloquear certas contas populares no Brasil. (…) Não sabemos as razões pelas quais essas ordens de bloqueio foram emitidas. Não sabemos quais postagens supostamente violaram a lei. Estamos proibidos de dizer qual tribunal ou juiz emitiu a ordem, ou em que contexto. (…) Somos ameaçados com multas diárias se não cumprirmos a ordem — diz o comunicado.
O empresário, então, questiona o que chama de “falta de transparência” nos pedidos de bloqueio de contas: “Por que você está fazendo isso, Alexandre?“.
Em outra postagem, Musk disse acreditar que as decisões de Moraes não estão de acordo com o Marco Civil da Internet ou com a Constituição Federal, acrescentando que “contestará legalmente as ordens no que for possível“.
Em resposta a um usuário da rede, Musk informou que decidiu suspender todas as restrições. Ele disse ainda acreditar que perderá receita no Brasil e poderá até fechar o escritório da empresa no país em razão do descumprimento das ordens judiciais.
Princípios importam mais do que o lucro — finalizou.