Morre cartunista Ziraldo, criador de ‘O Menino Maluquinho’, aos 91 anos

xr:d:DAFtNfhPClA:1770,j:6459711812550506149,t:24040619

Morreu aos 91 anos o cartunista e escritor Ziraldo Alves Pinto, criador de “O Menino Maluquinho” e a “Turma do Pererê”.

A informação foi confirmada pela família na tarde deste sábado (6). O artista faleceu enquanto dormia em seu apartamento no bairro da Lagoa, na Zona Sul do Rio de Janeiro, por volta das 15h.

Carreira

Iniciou sua carreira na década de 1950, na revista Era uma vez…. Em 1957, formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

No mesmo ano, passou a integrar o time das revistas A Cigarra e, posteriormente, O Cruzeiro. Em 1958, casou-se com Vilma Gontijo, com quem teve três filhos: Daniela, Fabrizia e Antonio.

Na década seguinte, destacou-se também por trabalhar no Jornal do Brasil. São dessa época os personagens Jeremias, o Bom, Supermãe e Mineirinho.

Nesse período, finalmente conseguiu realizar um “sonho de infância”. Tornou-se autor de histórias em quadrinhos e publicou a primeira revista brasileira do gênero com um único autor, a “Turma do Pererê“.

A revista deixou de ser publicada em 1964, após o início do regime militar. Cinco anos depois, Ziraldo fundou, com outros comediantes, O Pasquim.

Com textos ácidos, ilustrações debochadas e personagens inesquecíveis, como o Graúna, os Fradins ou o Ubaldo, o semanário entrou na luta pela democracia.

Um dia após o Ato Institucional número cinco (AI-5), baixado em 13 de dezembro de 1968, Ziraldo foi preso em casa e levado para o Forte de Copacabana.

Em 1969, publicou seu primeiro livro infantil, “FLICTS“. Em 1979, passou a se dedicar à literatura infantil.

Seu maior sucesso, “O Menino Maluquinho“, saiu em 1980. É considerado um dos maiores fenômenos do mercado editorial brasileiro de todos os tempos.

Você pode gostar...